segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O VENTO E AS RAÍZES

Um médico, em via de se aposentar, tinha como hobby plantar árvores num  grande quintal de sua casa. Plantava as árvores diariamente. Por falta de tempo ou de conhecimento, esquecia-se de regar as mudas, de maneira que elas cresciam vagarosamente. Com certo constrangimento, um vizinho observou que as árvores demorariam muito a crescer - se crescessem -, pois ali faltava água. E o médico, com muita simplicidade, descreveu uma fantástica teoria. Explicou que, se regasse as plantas, as raízes se acomodariam na superfície e esperariam sempre a água mais fácil, a vinda de cima. Como ele não as regava, as árvores demorariam mais para crescer, mas suas raízes tenderiam a migrar para o fundo em busca de água. Assim, segundo sua teoria, as árvores teriam raízes mais profundas e seriam mais resistentes à seca, ao vento e a todas as intempéries. O vizinho se mudou e somente após muitos anos regressou ao local. Tudo continuava mais ou menos igual. Mas havia uma diferença: no quintal do médico existia um frondoso bosque. Era um dia de vento muito forte e as árvores da rua estavam arqueadas; algumas delas mostravam os sinais do vento, com galhos e troncos partidos. Mas as árvores do bosque do médico estavam sólidas e pareciam não se importar com as rajadas do vento. Suas raízes mergulhavam na profundidade do solo.

Larissa querida, minha filha muito amada. Quando me deparei com o lindo comentário que fez a meu respeito fiquei imensamente feliz e envaidecida, e pensei: Como gostaria de encontrar as palavras certas para externar tudo que sinto neste momento! Então me veio à mente esta linda parábola, que traduz tudo o que você representa: Esse bosque frondoso que com muita força de vontade consegue driblar as dificuldades e com enorme capacidade de superação. Você é a filha linda e querida que toda mãe gostaria de ter. Você se recorda do livro que lhe dei quando ainda era uma criança," O Pequeno Principe"? Na dedicatória constava a seguinte frase: Não deixe morrer em você a criança linda que é hoje. E pelo visto, continua sendo a criança linda de outrora. Um grande beijo! Te amo. Deus te abençoe. Mame.

Bibliografia: Abrindo Caminhos - Parábolas e reflexões. Autor: Dom Itamar Vian e Frei Aldo Colombo.

2 comentários:

  1. Oiii, mamiii! Voltei!
    Que bela e sábia parábola! Só prova e reafirma o que eu disse antes. Vc tem o dom da palavra e, mais uma vez, soube colocá-las na forma, lugar e hora certos.
    Quanto a parte que me toca, também fiquei muito feliz!
    E sobre o livro, guardo até hoje, no baú do armário e no baú da memória, no cantinho muito especial, chamado "memórias felizes e inesquecíveis"!...
    Só me resta dizer, novamente, obrigada e parabéns!
    Até a próxima!...
    TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!...
    Mais e mais bjsssssssssssssssssssssssss,
    Lara.

    ResponderExcluir
  2. Quanto amor !!!
    Faz tão bem ao coração . . .

    ResponderExcluir